Ricota caseira super fácil e extremamente saudável

Aprenda como fazer Receita de ricota caseira, faça agora essa receita e tenha esse queijo saudável caseiro em sua mesa, com fonte riquíssima de proteínas!

Receita de Ricota caseira
Ricota caseira

Você sabia que com apenas três ingredientes você pode produzir sua ricota caseira?

Uma receita super fácil e prática, quase nada de trabalho. Com certeza uma opção ideal para quem busca alternativas mais saudáveis para se alimentar!

De fato a ricota é um queijo super versátil e que pode ser usado em diversas receitas como exemplo: patês, sanduíches, recheios de massas, bolos, tortas. São inúmeras possibilidades! 

Portanto, aprenda como fazer ricota caseira sem nenhum conservante, saudável e muito saborosa. Por isso não deixe de conferir os passos de como fazê-la rapidamente e levar um queijo incrivelmente saudável para a sua mesa.

Ingredientes:

  • 1,5 litro de leite integral;
  • 1 colheres de chá de sal;
  • 3 colheres de sopa de suco de limão.

Modo de preparar:

Inicialmente coloque o leite em uma panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver desligue o fogo e junte o caldo de limão. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar.

Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e coloque sobre uma tigela funda.

Em seguida, despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira e acrescente o sal.

Assim, junte as pontas do pano e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado, torça o pano e aperte contra a peneira, pressionando para escorrer o soro.

Em seguida, transfira a trouxinha para dentro de uma cumbuca. Agora abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado.

Assim, volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, coloque um peso. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado.

Após 20 minutos, retire o peso e abra o pano.

Em seguida, coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar.

Por fim, sirva ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.

Veja também:

Brócolis ao molho branco gratinado

Pão de queijo de tapioca

Bolinho de batata delicioso

Pão de alho caseiro

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

Vote nesta receita