Molho de tomate caseiro, simples e saudável veja como fazer

Aprenda como fazer Molho de tomate caseiro e saudável com muito mais sabor, em sua casa feito com seu jeitinho, para utilizar em seus pratos do dia a dia.

Receita de Molho de tomate caseiro
Molho de tomate caseiro

Nada melhor que um molho de tomate caseiro para dar aquele toque especial à massa e aos pratos do dia a dia. E melhor ainda se for preparado por você mesmo!

Afinal, vale a pena perder um tempinho e ter mais sabor na comida. De fato, um molho de tomate feito por você é incrível! É um sabor a mais a sua comida e pratos bem apetitosos.

Portanto, confira abaixo a lista de ingredientes e aproveite para anotar o passo a passo da receita de molho de tomate caseiro.

Ingredientes:

  • 5 kg de tomates italianos maduros
  • 3 cebolas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.

Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Agora, com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo com o choque térmico fica mais fácil descascar. Então, a partir do corte em X, puxe e descarte a pele.

Assim, transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante. Reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.

Em seguida descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Assim, refogue por cerca de 15 minutos até dourar.

Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador (sem acrescentar água) para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.

Receita relacionada: Molho agridoce para filé de frango

Na sequência, junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Assim, deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado.

Atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar. Então prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar).

Por Fim, para armazenar separe por porções o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Portanto atenção, não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos.

Veja também:

Torta de Atum feita no liquidificador

Biscoito de polvilho doce assado

Bacalhau refogado com tomate

Polenta frita

Gostou dessa receita, então envie para seus amigos e familiares ou grupos nas redes sociais!

Vote nesta receita