Início » Feijão com farofa, couve e linguiça ao forno – veja a receita

Feijão com farofa, couve e linguiça ao forno – veja a receita

Receita de Feijão com farofa, couve e linguiça ao forno

Descubra como fazer feijão com farofa, couve e linguiça ao forno e leve essa delícia de receita para sua mesa! Experimente, você vai amar!

Feijão com farofa, couve e linguiça ao forno

Esta receita deliciosa de feijão com farofa, couve e linguiça, é simples, tem um ótimo rendimento e fica com um sabor delicioso. Receita ideal para aquele almoço especial e cai muito bem acompanhado de um arroz branquinho e uma salada de maionese ou salpicão. 

Então, vamos ao passo a passo desta receita de feijão com farofa, couve e linguiça, para você garantir essa delícia para o próximo fim de semana.

Ingredientes:

  • 500 gramas de feijão – já cozido e temperado
  • 250 a 500 gramas de linguiça de sua preferência – coloque a quantidade desejada
  • 1 maço de couve manteiga
  • 4 ovos cozidos
  • 1 cebola
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou azeite
  • Farinha de mandioca quanto baste
  • sal pimenta do reino e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente, para essa receita, você pode usar feijão cozido e temperado que está prontinho na sua geladeira ou cozinhe os grãos algumas horas antes do almoço ou do jantar.

Então vamos ao preparo da linguiça. Nesta receita coloquei linguiça de churrasco (salsichão), mas você pode usar calabresa, paio, portuguesa ou qualquer outro tipo de linguiça da sua preferência. Assim, corte a linguiça em rodelas e em uma frigideira, frite bem até ficarem bem cozidas. Reserve.

Em seguida vamos preparar a couve manteiga. Assim, pegue a couve e lave muito bem. Agora enrole todas as folhas e corte em tiras finas – esse corte é conhecido como Chiffonade. 

Então, em uma frigideira com um um fio de azeite, refogue-a por 3 minutos, de modo que fique com uma cor viva sem ficar molenga. Reserve.

Agora vamos ao preparo da farofa de ovo. Sendo assim, cozinhe os ovos em água quente por aproximadamente 12 minutos. Retire da água, espere esfriar e remova a casca. Depois corte os ovos em cubinhos pequenos e reserve.

Na sequência, em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de manteiga, aguarde derreter e adicione as cebolas já cortadas. Assim, deixe-as cozinhando até começarem a ficar douradas e macias.

Então adicione o restante da manteiga e aos poucos, coloque a farinha de mandioca, o suficiente para cobrir as cebolas e continuarem molhadas pela manteiga derretida.

Assim, para finalizar, frite a farofa até que a farinha esteja dourada e bonita. Então apague o fogo, tempere com sal, pimenta, adicione os ovos e a salsinha.

Montagem do Prato

Unte um refratário com azeite, coloque o feijão e por cima as linguiças já cozidas. Distribua a couve e finalize com a farofa de ovo. Leve ao forno preaquecido a 200º durante 30 minutos. Sirva em seguida.

Dica: assim, se você for usar linguiça de churrasco, frite os gomos primeiro e só depois corte em rodelas para por no seu feijão.

Veja também:

Farofa de feijão com bacon

Feijão tropeiro simples

Costelinha de porco no forno

Farofa de Batata Palha e Bacon

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.