Caldo de mocotó tradicional; veja como fazer

Saiba como fazer Caldo de mocotó tradicional, é muito fácil, maravilhoso e rico em colágeno e trazendo um sabor incrível para seu prato.

Receita de Caldo de mocotó tradicional
Caldo de mocotó tradicional

O Caldo de mocotó tradicional é preparado à base de patas sem casco bovinas. Essas partes são ricas em colágeno, aquela parte gelatinosa, que faz parte da composição dos tecidos e muitos acreditam que auxilia no rejuvenescimento e elasticidade da pele, além de fortalecer a estrutura muscular.

Então hoje você vai aprender a fazer um delicioso Caldo de mocotó tradicional, uma receita que faz parte da história e tradição brasileira.

Portanto, aprenda a preparar o Caldo de mocotó tradicional, esse prato que é conhecido também por funcionar como calmante natural e por ser afrodisíaco, além de ter um preparo bem fácil. Então, não deixe de experimentar essa receita bem nutritiva, saudável e saborosa. Confira!

Ingredientes:

  • 2 unidades de cebola
  • 1 folha de louro
  • Pimenta do reino preta a gosto
  • Óleo de soja a gosto
  • 2 dentes de alho
  • 1 unidade de tomate
  • 3 folhas de manjericão
  • 3 folhas de manjerona
  • Sal a gosto
  • 1 maço de coentro
  • 500 gramas de mocotó

Modo de fazer:

Inicialmente limpe o mocotó com uma escova de cozinha, mesmo que ele venha limpo do supermercado. Deixe-o de molho por uma hora na água com sal.

Agora coloque o mocotó numa panela de pressão, com 1 cebola, pimenta e as folhas de louro e deixe cozinhar sob pressão, por cerca de uma hora.

No entanto, se não couber em sua panela, cozinhe num caldeirão com bastante água. Pois a carne deverá estar soltando do osso.

Em seguida solte toda a carne e pique em pedacinhos. Desse modo, despreze os ossos. Deixe esfriar, coloque em uma tigela com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte.

Na sequência tire toda a gordura da superfície. Assim, limpe a geléia com um papel absorvente.

Então coloque uma panela no fogo e, quando estiver quente, junte o óleo. Refogue ali, as cebolas e os alhos. Quando estiverem transparentes, junte o tomate.

Assim refogue mais algum tempo e coloque a carne, continuando a refogar, acrescentando os temperos (manjericão, manjerona e louro).

Agora junte toda a água do cozimento, que já deverá, estar ainda uma geleia. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Por fim deixe ferver até que os sabores se integrem e você obtenha um delicioso caldo. Se quiser engrosse mais, coloque farinha de mandioca.

Veja também:

Rabada com mandioca

Feijão tropeiro simples

Acarajé com vatapá

Lombo suíno assado

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

Vote nesta receita