Como dessalgar bacalhau de maneira prática e rápida

Descubra como dessalgar bacalhau e aproveite essa carne saborosa de forma correta em seus melhores pratos!

Aprenda como dessalgar bacalhau
Como dessalgar bacalhau

Muitas pessoas pensam que dessalgar bacalhau pode ser uma tarefa muito difícil, mas no momento que conhecerem as técnicas corretas, este conceito irá mudar. Por isso, hoje vamos te ensinar o processo correto de como dessalgar bacalhau, para que você não perca seus pratos especiais com esse peixe.

Normalmente existem duas formas para dessalgar bacalhau, uma maneira lenta que pode levar até 2 dias na geladeira sempre trocando a água e outra maneira mais fácil e rápida. Ambas dão certo, mas pra quem está sempre na correria, vamos ensinar o preparo rápido. Portanto, veja abaixo tudo que precisa para aprender como dessalgar bacalhau da forma correta e prática, além de é claro, deixá-lo macio e delicioso!

Preparo:

Em primeiro lugar escolha muito bem sua peça de bacalhau: o ideal é que ela tenha até 1 kg. Desse modo você vai fazer esse processo em uma só etapa

Assim, antes de começar a dessalgar, você vai precisar lavá-lo em água corrente. Use muita água e não tenha medo de esfregar bastante o peixe: isso vai garantir que aquela capa de sal saia.

Depois de retirar completamente o sal do lado de fora, é hora de retirar o sal por completo. Na sequência corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços.

Técnica de usar o sal para tirar o sal! 

Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal (não pense que é loucura, é isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal). Assim, nesse processo acontece uma reação e o sal contido no bacalhau sai completamente na água já salgada.

Então, depois de misturar tudo, você vai deixar fervendo por no mínimo 15 minutos ou até que se forme uma espuma branca no topo da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe descansando por 2 minutos. Agora escorra toda a água e lave bastante em água corrente para tirar o resto de sal que pode ter ficado no seu bacalhau.

Depois de fazer todo esse processo, você deve provar um pedaço do peixe. Certifique-se de que o sal saiu completamente ou boa parte dele. Se você ainda achar que está salgado para a sua receita, repita o processo! No entanto, fique de olho para que o peixe não cozinhe muito e acabe totalmente desmanchado! Assim, aproveite essa carne saborosa de forma correta e sem desperdício! 

Dica: Ao fazer sua compra de bacalhau, sempre escolha locais confiáveis que vendam produtos frescos.

Veja também:

Bolinho de bacalhau assado

Bacalhau com batatas gratinado

Bolinho de Bacalhau Tradicional

Filé de atum assado no forno

E então, gostou dessa dica? Deixe seu comentário contando sua experiência e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa dica.

Vote nesta receita